Páginas

20 de março de 2014

O que eu estou lendo - "Não Há dia fácil", de Mark Owen.

Boa noite, leitores.
Voltei para falar de um dos livros que ando lendo atualmente. "Não há dia fácil", de Mark Owen.

Livro escrito pelo militar que participou da missão que abateu o ditador iraquiano Saddam Hussein.
Antes que você desista, o livro não é somente sobre a missão citada acima.
O livro conta como é a vida e carreira desse militar que já fazia parte dos Seals e conseguiu chegar a uma colocação no DEVGRU. Para quem não está familiarizado, digamos que é preciso já ser de uma tropa de elite, para tentar ingressar no DEVGRU.
Já li 40% do livro e por enquanto estou bem satisfeito. Se os fatos são reais ou criados, bem, eles são ao menos bem escritos. Não sou nem fui militar, mas o texto consegue descrever as cenas de combate e dos dias de treinamento de uma forma muito realista, ao menos para mim. Claro que se você for um "gunfreak" como eu pode se ofender ao chamarem um helicóptero Chinook de Black Hawk no começo do livro, mas isso é culpa do editor que colocou as notas de rodapé e não do autor. Mas acredite, isso passa batido quando ele chama um cão de assalto de "míssil peludo" ou a frase afixada acima da porta do setor dos armeiros: "Você sonha, a gente realiza".

Indico o livro para quem se interessa por esses grupos de ações especiais; para quem gostou do primeiro Tropa de Elite, de José Padilha; e para quem gostou do livro "O Russo" que serviu de base para o roteiro do jogo Battlefield 3 (obrigado pelo empréstimo, Kaerveck!).

Esse livro ajuda a você reclamar menos daquele dia "estressante" que você teve atrás de uma mesa numa sala com ar condicionado. Obrigado pelo presente, Ligia.

"O único dia fácil foi ontem."