"Quando John completou 75 anos, ele fez duas coisas: visitou o túmulo da mulher.
E se alistou no exército".
Esse é o início de Old Man´s War, de John Scalzi. Após uma pesquisa na Saraiva, Cultura e Amazon brasileira não há nenhuma versão em português ainda. Uma pena.
Li quase metade do livro e estou muito satisfeito até o presente momento.
Somo apresentados a John Perry, que vive na Terra num futuro onde a humanidade já colonizou vários planetas universo afora. E está em guerra com algumas raças alienígenas.
Nesse futuro, o único jeito de você sair da Terra é se alistando. E o Exército, ou melhor a CDF (isso mesmo!), a Colonial Defense Force - Força de Defesa Colonial só aceita recrutas a partir dos 75 anos.
Por que? Bem, no início do livro, nem o nosso protagonista sabe dizer. Eu tinha uma idéia a respeito, mas me enganei.
O livro é uma ficção científica muito bem construída, daquelas que se preocupam em tentar explicar a tecnologia do mundo e o mundo em si.
São vários os exercícios de imaginação. E nenhum personagem incluído na história é desnecessário.
Os diálogos são inteligentes e não são cansativos. Interessante ver os diversos porquês dos recrutas sobre o alistamento.
Estou gostando da tecnologia e do mundo. Fiquei feliz em saber que é uma série de livros. Espero que sejam histórias fechadas que se passem num mesmo universo e não uma saga longa que sequestra nosso tempo de leitura por algumas semanas ou meses.
Pelo que já li até então, posso indicar para quem gosta de ficção-científica, ou para aqueles que tenham gostado dos seguintes filmes: Avatar, de James Cameron. Tropas Estelares (Starship Troopers), de Paul Verhoeven. E ainda Nascido para Matar (Full Metal Jacket), de Stanley Kubrick.
Não pensem que é um livro "tiro-porrada-explosão". Até agora tem sido sobre um Velho Homem descobrindo uma nova vida e olhando interessado para o que o futuro lhe traz.
E eu gostei mesmo do Sr. John Perry.