Páginas

17 de fevereiro de 2013

Review - X-Com: Enemy Unknow




Plataformas: PC, X-Box 360, PlayStation 3
Lançamento: Outubro 2012



Para quem tinha um computador em 1993 aposto que já ouviu falar da serie X-Com ou U.F.O, um jogo de tática por turnos aonde você faz parte de uma força especial para defender a Terra da invasão alienígena.
Nesse jogo você tinha sua base aonde pesquisava varias tecnologias aliens e treinava seus soldados para completar as missões.

Esse jogo foi criado pela MicroProse e em outubro de 2012 a 2K Games junto com a Firexis Games lançarem um jogo novo com a engine Unreal e é exatamente desse que vamos falar.

X-Com: Enemy Unknow - Jogos novo mas com a mesma formula.


Quando novo X-Com foi anunciado muitos fãs ficaram felizes até saberem que na verdade ele seria um FPS e não um Turn Base Tactics como as versões anteriores e isso gerou muito nerd rage. Pois bem, no meio da produção a Firexis e a 2K resolveram mudar o projeto e voltar as origens, resultado: O melhor Tactics lançado para o pc.
A Firexis conseguiu manter a essência dos jogos antigos e no final você percebe que esta jogando um X-Com de verdade.

A Historia


Nesse jogo você é o comandante do projeto X-Com que se dedica a proteger a Terras e pesquisar novas tecnologias aliens. Esse projeto é mantido pelo "Conselho", um grupo de pessoas que cada um representa uma pais e são eles que te bancam, então quando o Conselho te da uma missão é com cumprir.
Apesar de simples no decorrer do jogo você percebe toda uma trama, missões com objetivos de capturar Aliens vivo para saber exatamente o que eles estão fazendo na Terra, e assalto a bases aliens;




A Jogabilidade


Como eu disse anteriormente, X-Com : Enemy Unknow tem a mesma jogabilidade da versão anteriores de um jeito mais simplificado, por exemplo, nos X-com anteriores você tinha a opção de abaixar, munição limitada (cada soldado podia carregar X pentes da arma) e varias opções de tiro (um tiro, tiro continuo entre outros), além disso a UI deixa o jogo mais fácil, ela disponibiliza mais informações do cenário, aonde dá cover e aonde se esconder.



UI do jogo, muito mais informações


Em alguns momentos no meio da batalha acontece algumas animações, como de tiro e corridas.


Na visão da base ela esta muito mais simples e didática, o que pesquisar, aonde construir e o que precisa.
Dessa vez os soldados passam de nível, ganham uma "profissão" e habilidades especificas dela.


Imagem da base, aonde faz upgrade, contrata soldados e cria as armas.


A Dificuldade.


Nesse X-Com a "batalha campal" esta muito mais fácil comparada as outras versões, antigamente se você voltasse com um soldado morto era lucro, nessa versão você consegue completar missões declaradas "Muito difícil" facilmente e com equipamento antigos é só tomar cuidado.
Mas a grande dificuldade nesse jogo esta em manter a sua base, como conseguir dinheiro e como pesquisar e construir as tecnologia nova, além disso tem que pensar em como lidar com "O Conselho" já que ele da vários lugares para ir e você tem que escolher um para ir e com isso o nível de Panico aumenta nos outros países e se algum deles chegar no máximo  ele sai do concelho e você perde a verba dele.
É um jeito diferente de jogar mas mesmo assim interessante e frustante pelo fato de ter pouca grana.

Uma das partes mais difícil do jogo, controlar o panico nos países.



O Resultado.


X-Com: unknow enemy sofre do mal dos jogos da nova geração, é um jogo fácil e quem é da velha guarda vai ficar um pouco decepcionado com isso mas não é nada que atrapalhe a diversão.
Ele é um jogo bem produzido e divertido, consegue agradar os fãs velhos já que é muito bom ver um jogo da sua infância ser refeito com gráficos bonitos, uma historia e uma trama mais detalhada (como que não tinha na versão antiga) e bonitas animações de combate e também é uma boa pedida para atrair a garotada mais nova, consegue mantes um desafio e horas de diversão.
É um jogo super recomendado pra quer quer um jogo de tática por turnos.