Alo amigos do Cantinho! Sou eu Zero, dessa vez trazendo uma matéria sobre simulações!
Não, não estou falando de Flight Simulator (ainda) ou de algo do tipo, estou falando de simulações de combate, como o Paintball, e o que falaremos hoje, o Airsoft.
A arte do Paintball não é estranha pra quase ninguém, muitos de nós já fomos a campos de batalha de Paintball. Colocamos a roupa protetora, a máscara de proteção, e por fim, carregamos o marcador de Paintball, ou seja, a arma. O termo 'marcador' se deve ao fato que nem sempre o aparelho se parece com uma arma, mas da mesma forma, seve para marcar seu adversário, a fim de elminá-lo da competição ou jogo.
Não muito diferente do Paintball, vem o Airsoft. Porém este apresenta uma diferença básica: os marcadores simulam, ou replicam, armas existentes no mundo real a fora. Aqui alguns exemplos:
Estas armas são todas de Airsoft, ou seja,
atiram projeteis plásticos esféricos de 6mm.
Não-letais.
Estas armas são reais,
ambas com munições penetrativas de 5,7mm.
Letais.
As principais diferenças se dão no interior destas réplicas, ao invés de usarem complecos mecanismos de tiro, que fazem a explosão do cartucho de munição disparar o projétil, as armas de Airsoft usam de câmaras de ar para ejetarem pequenas bolas plásticas de 6mm. Ou seja, elas simulam o tiro de uma arma real, porém, sem eliminar definitivamente o alvo, afim de apenas 'marca-lo' como eliminado. Assim como no Paintball, a munição plástica, chamada de BB ('bibi'), ou pellets, serve para elminar seu adversário, mas diferente do Paintball, as munições BB não marcam com tinta, apenas com impacto, existem sim variantes das BB que possuem tinta para marcar o alvo, mas raramente são usadas, e geralmente, mais caras.
Existe uma infinidade de tipos de marcadores e armas de Airsoft, como as elétricas, ou com funcionamento a gás. Entrarei em detalhes sobre cada tipo na parte 2 deste post, hoje conheceremos o jogo de Airsoft, que é extremamente simples de se entender.
Jogar Airsoft, como muitos pensam, é parecido com jogar um Call of Duty ou um Battlefield na vida real, mas com GRANDES diferenças, e com muito mais a se considerar. Primeiramente, existem variados tipos de jogos de Airsoft, como o tradicional mata-mata, onde equipes se enfrentam para eliminar uns aos outros, ou com a captura de objetivos, como bases, bunkers, campos e assim por diante. As diferenças reais estão no modo de agir e jogar o Airsoft, á começar com a forma de eliminar e ser eliminado. Com a falta da tinta do Paintball no Airsoft, a forma mais comum de 'marcar' um inimigo, depende também, do espirito desportivo dos jogadores em campo. Ao acertar uma BB em um adversário, o mesmo levanta-se, levanta seu braço para o ar e grita "Hit", ou "Atingido". É muito dificil alguém não entregar que foi atingido no Airsoft, acredite, essas BB's podem machucar de verdade, por isso a necessidade de pelo menos, o uso OBRIGATÓRIO DE ÓCULOS DE PROTEÇÃO COM CAPACIDADE BALISTICA, não, o óculos grosso da sua avó não serve de proteção, use o equipamento CORRETO. Continuando, ao ser atingido, o jogador pode ter 2 escolhas, dependendo das regras do campo que está competindo, e o modo de jogo, ele pode ser recolocado no jogo por um companheiro de equipe, geralmente determinado como médico da partida, ou pode voltar ao ponto de partida inicial dos jogadores, o famoso Spawn Point ou Flag. O uso das armas geralmente é limitado pelo tipo de campo em que se encontram os jogadores, jogos internos, onde existem corredores e salas fexadas e apertadas, não permitem armas com grande distancia e potência de tiro, como os rifles sniper e de assalto, apenas pistolas e submetralhadoras podem ser usadas nestes tipos de campo.
Os equipamentos de proteção são geralmente parecidos com equipamentos de combate reais, como luvas , capacetes, coletes, coturnos, máscaras, o equipamento é de sua escolha, o único obrigatório são os óculos de proteção, afinal, ninguém quer perder um olho em um jogo de Airsoft, né.
Abaixo deixarei alguns vídeos coletados pela internet. Os vídeos são de propriedade do user 'scoutthedoggie', no YouTube, e mostram os combates em grande escala que acontecem na Europa, entre grandes grupos de amigos.
Vídeos
E assim termino a primeira parte do post para conhecer o Airsoft, um esporte que no Brasil, está ainda engatinhando, mas tem tudo para se tornar uma escolha aqueles que gostam de um FPS no computador ou video-game, entusiastas de equipamentos de combate e afins. É um esporte muito bom, saudável, e que garante horas de diversão. Recomendo á qualquer um que se informe mais sobre o esporte na cena brasileira no site Airsoft Brasil. Tudo sobre as leis de porte das réplicas, lojas e informações se encontram no fórum. Mas não se afobem, na segunda parte abriremos o tópico dos equipamentos, como é claro, os marcadores!
Abraços a todos, e fiquem ligados no Cantinho!
(Até porque garanto que é melhor que BBB!)
ZeroFilth