Páginas

2 de agosto de 2012

Entrevista com Witchiko - Cosplayer e Plushiemaker

Olá Galera do Cantinho do Hobby,

Hoje venho trazeer para vocês mais uma entrevista para á série 'universo cosplay", no qual o blog esta abordando,
A entrevista de hoje é com a Witchiko, uma cosplayer e cosmaker MUITO talentosa. No qual sempre se dedica ao máximo em cada detalhe fazendo com que tudo saia sempre lindo, caprichado e principalmente impecável. Sem sombra de dúvida uma da melhores cosplayers


brasileira (na minha humilde opinião). E sem esquecer, que ela faz um maravilhoso trabalho como plushiemaker.

Sem mais delongas segue a entrevista com a fofa da Witchiko:
  • Quando começou a se interessar por cosplay?
Quando eu frequentava uma escola de moda próxima ao Marista (onde estava acontecendo o Anime Dreams 2006), eu e meu noivo fomos visitar o evento de curiosidade. Porque estávamos no shopping e vimos muitas pessoas vestidas de personagens, já tinha visto em revistas e ficamos com vontade de fazer cosplay também para o próximo evento que ia acontecer que foi o Anime Friends 2006.
  • Em que ano e qual foi seu primeiro cosplay?  
Meu primeiro cosplay foi Kanako Urashima de Love Hina. Foi no evento Anime Friends (julho de 2006)
  • Na sua carreira cosplay você se inspira ou já se inspirou em um cosplayer?
Eu nunca me inspirei em nenhum cosplayer, eu somente admirava trabalho de alguns cosplayers, mas não a ponto de me inspirar. Eu faço os cosplayers conforme eu acho que devem ser.
  • Como e quando foi que seus cosplays começaram a ser reconhecidos?
Não sei exatamente quando...mas aqui no Brasil eu chamei atenção rápido. Tanto que os poucos concursos que participei conseguia alguma colocação e também primeiros lugares. E muitas pessoas já me conheciam quando eu aparecia nos eventos. Agora ser reconhecida no exterior comecei a ser mais reconhecida faz pouco tempo, ainda estou longe de ser popular no exterior . Já aqui no Brasil apesar de eu não estar aparecendo muito nos eventos e campeonatos acho que as pessoas estão me conhecendo mais também.
  • Sua família e amigos desde o começo apoiam você a fazer cosplay? Teve alguma resistência de alguma das partes?
Bom..para falar a verdade estou morando longe da minha família e eu nunca pedi permissão para fazer nada na vida, quando eu gosto de algo eu vou lá e faço. Eles até sabem mais ou menos, mas eu não explico muito sobre este meio. Somente meu pai sabe mais disso porque ele também gosta de arte e desenhos e tals. E eu recebo muito apoio do meu noivo e dos pais dele.
  • Em sua opinião o que não pode faltar num cosplay? 
Não pode faltar qualidade, porque não adianta nada estar parecido e a roupa, armadura ou qualquer coisa que seja esteja feito com gambiarra. Eu prezo muito fazer tudo bem feito, sem ter um fio solto, colocar a peruca de forma correta sem ficar aparecendo o cabelo embaixo, sapatos tem que estar bem feitos também, mesmo que não seja igual, tem que estar bonito também, porque imagina alguém de armadura toda bem feita e usa um tênis? Não dá certo Né? XDDD estraga todo o esforço do cosplayer...e sim..não pode faltar uma boa maquiagem também!!!

  •  Qual foi sua reação ao passar para fase final do WCS? Já era algo que você esperava ou foi uma surpresa?
 Olha eu fiquei realmente muito feliz porque sinceramente eu não gostava nada da nossa apresentação quando tentamos a primeira vez e quando tentamos a segunda vez eu ainda não gostava da apresentação, infelizmente faltou um pouco mais de criatividade e por este motivo eu achava que seria difícil conseguir a ultima vaga XD (os personagens que escolhemos era complicado de criar uma boa história e tive que pegar algo no jogo que uma  das personagens  sempre falava e nunca fazia, por isso não ficou tão monótona do que se fizesse o que realmente elas faziam no jogo XD).  Então realmente foi uma surpresa conseguir a vaga sim. E ter conseguido uma excelente colocação na final também foi uma grande surpresa saber que ficamos em terceiro lugar.
  • Quanto tempo e quantos cosplays você já fez?
Faço cosplay faz 6 anos. Tenho 29 cosplays (até final do mês estréio mais um).
  • O que é necessário para fazer uma boa apresentação? No seu ponto de vista.  
Para mim uma boa apresentação em primeiro lugar é não fugir da história do personagem, eu não gosto muito de apresentações que somente prezem o show e fogem completamente do contexto do anime/manga ou game. Você pode fazer algo que seja um show mas que tenha a fidelidade da historia também. E excesso de efeitos especiais ao invés de ser algo bonito acaba deixando muito poluído a apresentação. A interpretação e dublagem na apresentação também ter que estar bem treinados, os cosplays tem que estar bem feitos também, não é porque é apresentação que você faz um cosplay cheio de gambiarras, eu condeno muito isso. Na real é o conjunto que fará uma apresentação ser boa ou não.  E não fazer o que eu fiz... escolher personagens que não tenham tanta ação para fazer uma apresentação XDDDD
  • Como é ser reconhecida internacionalmente como cosplayer e cosmaker?   
É bastante gratificante e eu fico muito feliz que muitas pessoas admirem meu trabalho como cosplayer e plushiemaker (creio que tenho mais fãs como plushiemaker no exterior XD.
  • Quando e como percebeu que tinha o dom para confeccionar plushies?
Foi quando eu vi que não achava pelúcias para meu primeiro cosplay (que foi Kanako de Love hina) ai resolvi tentar fazer pelúcia para mim. Lógico que as primeiras tentativas foram tensas e quase desisti, até que consegui fazer minha primeira pelúcia que foi a Kuro de Love hina. Então foi tentando fazer outros mascotes para meus cosplays, quem já percebeu viu que eu adoro fazer alguma pelúcia para acompanhar algum cosplay que eu faço XD quando este personagem tem alguma chance de ter mascote XD
As minhas primeiras pelúcias foram todas costuradas a mão, porque eu não sabia usar maquina de costura na época. E com o tempo percebi que tinha talento para fazer pelúcias.
  • Como ou com quem aprendeu a fazer este trabalho? 
Na verdade eu aprendi sozinha. Procurei cursos de pelúcia, mas nunca encontrei parecia ate uma técnica proibida XD.
Então busquei tutoriais para entender a dinâmica de como era criar molde de pelúcias (porque é totalmente diferente de criar molde de roupa que somente segue um molde padrão e você vai modificando. Nas pelúcias os moldes são diferentes para cada um e tem que ser desenvolvidos d formas diferentes. Comprei um livro que ensinava como costurar uma pelúcia, mas não como criar molde, porque isso é algo que nem eu sei como eu consigo criar moldes XD
Mas tantos os tutoriais quanto o livro eu jamais fiz nenhum dos moldes que eu vi lá. Eu somente olhava os moldes para entender como que eu deveria fazer outro molde completamente diferente XD. Assim foi para criar o molde do kyo e da kaguma de fruits basket, olhei o molde de fazer um cachorro, porem eu criei molde de um gato e de um javali, sou seja, não era o mesmo molde, eu criei outros completamente diferentes XD.
  • Você acha que as pessoas sabem reconhecer o trabalho de um cosmaker como se deve?
 Algumas pessoas sabem reconhecer, mas outras não. Trabalhos artesanais são sempre mais caros porque levam mais tempo e geralmente é uma única pessoa que faz, que é o meu caso. Diferente da china que o governo apóia as fabricas com menos impostos, correios mais baratos e eles tem bastante gente para fazer muitas pelúcias para vender, então o custo fica menor conforme tem mais quantidade, então por isso os preços no ebay e taobao são muito mais em conta. Porem como a produção tem que ser mais rápida as pelúcias saem com menos detalhes e são menores, então existe uma grande diferença de qualidade e de fidelidade entre as que são feitas em fabrica by chineses e feitas artesanalmente XD. E quando uma pelúcia feita em fabrica é bem feita o preço também é bem alto.
  •  Oque é essencial para ser um bom cosmaker?  
Ser organizado, nunca pegar mais do que pode fazer, ser honesto e não prejudicar o sonho das pessoas de fazer um bom cosplay. Prezar a qualidade e fazer melhor do que faria para si mesmo.
  • Em sua opinião existe um pais fora o Japão que saiba valorizar um cosplayer e cosmaker?O que necessita mudar para que as pessoas saibam valorizar e respeitar quem os faz?  
Olha..sinceramente falando, eu acho que as pessoas deveriam parar de querer serem reconhecidas como cosplayer. Tem que continuar o hobby porque é um hobby e ser feliz! E o cosmaker tem que fazer o que lhe é pedido, fazer o seu melhor para os clientes.
Mesmo porque não consigo ver o cosplay como profissão e sim como hobby! E o cosmaker sim poderia dizer que é uma profissão, porque é um artesão que concretiza o sonho do cosplayer de continuar com o hobby.
  • Você vê cosplay como um trabalho, hobby ou uma forma de expressar arte?
Eu vejo cosplay como hobby e uma forma de arte também, mas para mim é diferente de ser ator ou cinema, é uma outra forma de arte que tem que continuar sendo hobby para ser algo divertido. Eu vejo somente como profissão ser cosmaker porque você faz algo para alguém comprar e ganha dinheiro com isso..XD
  • Deixe aqui um concelho para quem esta iniciando como cosplayer.  
Não seja arrogante mesmo que você chegue a ser um cosplayer popular, seja a mesma pessoa legal sempre, porque isso não te fará melhor que ninguém.  Faça por diversão e faça para você, não se abale com a opinião dos outros, separe o que for útil e o que não for descarte. Não desista de fazer algum personagem na primeira tentativa, tente varias vezes, agora se você não tem talento para costurar, fazer acessórios ou pelúcias ou você não tem tempo para isso também, não fique envergonhado, contrate um cosmaker para te ajudar, melhor fazer algo bem feito e que você se orgulhe XD.  Faça cosplay com tempo e muita calma, fazer com pressa não dá certo!! 


Segue algumas fotos dos cosplays da Witchiko:

(Ai Amano)
  
(Alois)
(Ame Zashiki)
(Kagura)
(Kiki)


(Kiki e  Negi)
(Myoubi)





(Myoubi e  Souchan)


(Momohime)
 (Momohime e Motoko)

 (Motoko)

(Nura Yuki)









(Nura Yuki e Eva)


(Panty e Stocking)











(Ranka)



















E  aqui deixo algumas fotos dos trabalhos da Witchiko)


 








Bom galera espero que tenham gostado da entrevista com a fofa da Witchiko, e principalmente dos seus cosplays e do seu lindo trabalho com plushies:

Se você gostou do trabalho dela como plushiemaker você pode entrar em contato por:
Quer continuar vendo mais fotos lindas dos cosplays da Witchiko você pode acessar:
E principalmente se adorou tudo como eu, pode curtir a página da Witchiko no facebook:
No mais deixo aqui meus agradecimentos pela paciência e também por toda a atenção que a Witchiko teve conosco, em conceder um pouco do seu corrido tempo para nos dar a entrevista;

Kissus da Cherry