Páginas

22 de fevereiro de 2012

A História do Modelismo 1ª part



Fala galera do Cantinho do Hobby beleza?
Pesquisei sobre uma matéria que poucas pessoas devem saber sobre sua história porém é muito interessante, “A História do Modelismo”. Esta matéria vai ser postada em 2 partes pois seu conteúdo é grande. Espero que vocês gostem '-'!



  Os modelos mais antigos já encontrados foram no Egito e na China.
No Egito foram encontrados em tumbas modelos de barcos e pessoas esculpidas feitas por artesãos contratados geralmente por pessoas com maior poder aquisitivo, estes tem a data de 2.000 a.C. .
Na China os modelos encontrados tem a data aproximada de 5° a.C., estas eram de famílias, músicos e escravos que eram enterrados vivos e posteriormente substituídos por modelos de cerâmica. Os modelos mais famosos desta época eram animais feitos de cerâmica e soldados feitos de terra cota que eram usados para guardar a tumba do imperador.
Em 1700 na Inglaterra os modelos de barcos eram feitos com muito mais detalhes geralmente para saciar as regalias do rei. Para obter uma ideia da riqueza de detalhes encontradas nestes modelos, tudo que era usado na embarcação do Rei era usado para fazer sua miniatura como ouro, escadas, mesa, armas em escalas de menor tamanho.
O publico britânico só acabou por aperfeiçoar mais estes modelos quando os britânicos acabaram sendo aprisionados na guerra do império francês. Estes faziam maquetes de barcos com ossos das carnes que comiam. Cortavam-na em tiras e as pregavam em pedaços de madeira. O publico acabou gostando tanto destas embarcações fabricadas com ossos que os prisioneiros tiveram que abrir um “estúdio” de montagem  para agilizar a fabricação e venda destes modelos.  Nesta mesma época os europeus faziam com os mesmos materiais barcos dentro de garrafas.
Em 1851 a Inglaterra fez uma grande exposição de modelos de barcos de regatta (Barcos a vela), fazendo o mesmo ganhar grande popularidade. Desde então estes modelos foram ganhando popularidade e sociedades deste tipo de modelismo. Nos seguintes 50 anos as sociedades de modelismo náutico promoviam o hobby de Regattas (competições de mini barcos a vela).
Os amantes deste hobby construíam ou mandavam construir modelos de regatta, com seus cascos talhados em uma única peça de madeira e velas de algodão cozidas a mão.
Em 1880 os modelos de regatta chegaram a Norte América, justo quando o período de modelismo mais criativo acabava. 
 
A partir de então trens e aviões tomaram a nova era do modelismo.
No final de 1880 os treens e a eletricidade criavam uma nova era dentro do modelismo. As maquetes de trens a partir de então usavam eletricidade, dando assim a opção de controle de velocidade. Os modelos de trem como o expresso elétrico eram fabricados de ferro e tinha seu modelo gravado na parte externa do vagão e seu acabamento era feito de níquel, cobre ou cromo. Nos modelos mais luxuosos da época o expresso elétrico vinha com todo um cenário para dar um ar de realidade maior.
Bom galera esta foi a primeira parte do post sobre modelismo! Ainda esta semana estarei postando a segunda parte, então não se desesperem xD! 
Kissuss da Kaime ^^!

OBS: Qualquer duvida, opnião e enfim mande um email ou fale por chat : cantinhodohobby@hotmail.com